Metrô, CPTM, SPTrans e CET realizam operação especial para o primeiro jogo oficial na Arena Corinthians


Operação para a partida entre Corinthians e Figueirense servirá como teste para a Copa do Mundo de Futebol

A Arena Corinthians sediará no próximo domingo (18/5) o jogo entre Corinthians e Figueirense pelo Campeonato Brasileiro. O evento será um teste para algumas operações planejadas para a Copa do Mundo pelo Comitê Organizador Local (COL), FIFA, Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Corinthians. A partida começará às 16 horas.

Entre as operações em teste está o conceito geral de mobilidade urbana, cujo acesso prioritário à arena será por transporte sobre trilhos (trem e metrô).  O estádio terá duas entradas principais - OESTE e LESTE - que estão indicadas nos ingressos dos jogos da Copa do Mundo. Nos tickets para o dia 18/5 estão indicados os setores do estádio. 

A entrada OESTE (Portão 1) está localizada no acesso pela Radial Leste e é destinada aos torcedores com ingressos para os setores oeste e sul, que deverão utilizar o Metrô (Linha 3-Vermelha) e desembarcar na Estação Artur Alvim. 

Já a entrada LESTE (Portão 2) deverá ser usada pelos torcedores com ingressos para os setores leste e norte que forem ao estádio pela CPTM (Linha 11-Coral), com desembarque na estação Corinthians-Itaquera.

Cabe destacar que a grande maioria do público deste jogo é paulistano e está familiarizado com o sistema de transporte da cidade. Essa característica pode resultar em uma tendência de escolha pelo desembarque na estação Corinthians-Itaquera. Para auxiliar na simulação operacional, os torcedores que optarem pelo Metrô para ir ao estádio serão incentivados a desembarcar em Artur Alvim.

A partir dessas estações, os torcedores caminham cerca de um quilômetro até a Arena Corinthians, com auxílio de orientadores. Haverá checagem de ingresso durante esse percurso.

A CPTM colocará em operação, 3 horas antes do jogo (às 13h), o Expresso da Copa: que vai da estação Luz até a Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem paradas intermediárias. O Expresso partirá da plataforma 4. Reproduzindo o modelo que será usado na Copa, o Expresso será intercalado com a linha 11-Coral da CPTM para não prejudicar o usuário habitual. 

É recomendável a compra dos bilhetes de ida e volta com antecedência, tanto para a CPTM quanto para o Metrô (R$ 3,00), e ficar atento aos avisos sonoros sobre as estações de desembarque para o evento.
Os torcedores com deficiência deverão ir de metrô, desembarcar em Corinthians-Itaquera e utilizar o ATENDE (Serviço de Atendimento Especial) até o estádio.

Na saída do jogo, o torcedor deve utilizar as mesmas estações e meios de transporte do percurso de ida.

TRÂNSITO

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans estão com esquemas prontos ao trânsito e transporte na região de Itaquera, no domingo, para a realização da partida entre Corinthians x Figueirense. O jogo terá início às 16h na Arena Corinthians e servirá como teste para a Copa do Mundo. A operação está sendo feita em conjunto com o policiamento militar.

A partir das 10 horas, a CET estará monitorando o trânsito na região. Serão realizados bloqueios operacionais em toda a região do estádio seguindo os mesmos moldes do que está sendo estruturado para todos os jogos do Mundial que acontecerão em São Paulo. Neste domingo, os bloqueios serão feitos a partir das 12h e permanecem até duas horas após o término do jogo.

Ao todo, serão 26 bloqueios operacionais, onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo; e 2 pontos de acesso local, que são as vias que poderão ser utilizadas pelos moradores do bairro para acessarem suas residências no entorno do estádio. Além disso, a operação contará com seis pontos de verificação veicular, ou seja,  vias bloqueadas ao tráfego comum que poderão ser utilizadas como acesso ao estádio para veículos credenciados especialmente para o evento.

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luis Aires (Radial Leste), sentido bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido centro, 200 m após Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido centro, junto à R. Castelo do Piaui.

 Acesso de veículos credenciados

A CET também vai operacionalizar pontos de verificação veicular por onde será permitido o acesso de veículos credenciados especialmente para o evento. Os pontos de verificação serão instalados nos seguintes locais:
·        Av. Calim Eid x Viaduto Milton Leão;
·        Av. José Pinheiro Borges (sentido Centro) x Viaduto Cassiano Gabus Mendes;
·        Av. José Pinheiro Borges (sentido Centro)  x Rua Prof. Brito Machado;
·        Túnel Jornalista Odon Pereira x Novo Túnel;
·        Av. Itaquera x novo Complexo Viário x Rua Cesar Diaz;
·     Av. Jacu-Pêssego (sentido Mauá), na alça de acesso para Av. José Pinheiro Borges (sentido Centro).

Acesso para moradores do entorno do estádio

Para os moradores residentes na R. Dr. Luiz Ayres, no trecho entre o Túnel Águia de Haia e a R. Pe. Estanislau de Campos, o acesso às residências será permitido no ponto de bloqueio na R. Peixoto Werneck x a R. Dr. Luis Ayres.
Já o acesso de moradores residentes na Av. do Contorno (a partir do numeral 208) e também na R. Manoel Ribas, entre a Av. do Contorno e R. Paulo Frontim, deverá ser realizado na R. da Estação x Av. do Contorno.

Desvios

As principais vias na região do Estádio que poderão ser utilizadas como opção de desvio ao tráfego de passagem são as avenidas Governador Carvalho Pinto, Aricanduva, A. E. Carvalho, Calim Eid, São Miguel, do Imperador e Estrada Mogi das Cruzes. Todas as demais vias que poderão ser utilizadas como desvio, estão mostradas no mapa abaixo:

Legenda:
Desvios de tráfego - indicados em amarelo
Área restrita - indicada em vermelho
Ciclofaixa suspensa

Em virtude da realização do jogo, excepcionalmente estará suspenso, em período integral, o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, em seus 14 Km (Avenida Governador Carvalho Pinto, Praça Antônio Alves de Oliveira, Avenida Dom Hélder Câmara e Avenida Calim Eid).  No domingo seguinte, 25, voltará a ser ativada normalmente, das 7hàs 16h.
Alterações no serviço de ônibus

Em razão das alterações de trânsito no entorno do estádio, a SPTrans fará mudanças em itinerários de 54 linhas de ônibus que se direcionam ao Terminal Itaquera, entre as 11h e 20h do domingo. Para informações detalhadas sobre os trajetos de linhas de ônibus ou consulta de itinerários ligue 156 ou acesso www.sptrans.com.br.

Atende

A SPTrans disponibilizará seis vans do serviço Atende para o evento. Os veículos partirão do Terminal de ônibus Itaquera, junto ao Metrô. O usuário será embarcado no estacionamento ao lado do Terminal  e desembarcado próximo ao portão de entrada do estádio. O serviço funcionará das 13h às 19h.
Táxi

 A operação prevê desativação do ponto privativo de táxi no numeral 1444 - Metrô Itaquera, bem como desativação do ponto privativo de táxi no numeral 1346 - Metrô Artur Alvim, lado Sul, situado na Rua Doutor Campos Moura, no lado direito da via.

Recomendações ao Público

·        Para ir ao evento utilize transporte público sobre trilhos - Metrô e Trem (Estações Artur  Alvim e Itaquera);
·         Não haverá bolsões de estacionamento para veículos particulares na região;
·         Respeite a sinalização;
·         Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
·         Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

Fonte: Metrô SP
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole