Trupe Sinhá Zózima inicia segunda temporada do projeto "Toda terça tem trabalho, tem também teatro"

Serão 17 apresentações artísticas gratuitas dentro de um ônibus urbano estacionado no Terminal Parque Dom Pedro II

 De maio a agosto de 2014, sempre às terças-feiras, às 20h, os frequentadores do Terminal Parque Dom Pedro II, localizado na av. do Estado, s/n - São Paulo, poderão conferir a segunda temporada do projeto Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro. A ação é desenvolvida pela Trupe Sinhá Zózima, grupo de teatro que pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico.

Com o apoio de sessão de espaço da SPTrans no Terminal Parque Dom Pedro II, o projeto contará com a participação de artistas e grupos das mais diversas áreas artísticas, que se juntaram a Trupe Sinhá Zózima por compartilharem o ideal de promoção da cidadania, o encontro, a humanização do transporte, a formação de público para as artes, o diálogo com os trabalhadores. “Embora ainda executado sem patrocínio, o projeto tem sido muito importante para a Trupe Sinhá Zózima como forma de consolidação do nosso trabalho de residência artística no Terminal, que acontece desde 2009” afirma Anderson Maurício, diretor artístico e um dos fundadores da Trupe.

Nesta nova temporada será ofertada aos trabalhadores e passageiros do transporte público uma programação artística e cultural continuada, com saraus, cantorias, dança e compartilhamento de histórias. A primeira atração será o sarau Morte às Vassouras, contando com leitura de trechos do livro homônimo, escrito por Cláudia Canto, moradora da Cidade Tiradentes e com intervenções de Vladi Victorelli. As ações ocorrerão dentro de um ônibus urbano, estacionado na plataforma do Terminal Parque Dom Pedro II, sempre às terças-feiras, às 20h e com gratuidade em todas as ações.

Para saber mais sobre a Trupe Sinhá Zózima e conferir a programação completa, acesse www.sinhazozima.com.br.

Maio I Sarau no busão!
Cláudia Canto, Vladi Victorelli, Cláudia Barral, Emerson Alcalde e Rudinei Borges compartilham seus trabalhos literários no ônibus da Trupe Sinhá Zózima durante todo o mês de maio, convidando o público a ouvir e contar suas histórias.

06/05 Morte às Vassouras - com Cláudia Canto e Intervenção de Vladi Victorelli
13/05 O coração da baleia - com Cláudia Barral
20/05 (A) MASSA - com Emerson Alcalde
27/05 Chão de Terra Batida - com Rudinei Borges


Junho I Cantoria
Diane Moon Fernandez, Henrique Rímoli, Kairós Trio, Priscila Reis, Trupe Sinhá Zózima e Grupo Ubacunhâ de Teatro, transformam o ônibus e modificam a paisagem do Terminal Parque Dom Pedro II durante o mês de junho, com muita música e muitas vozes ecoando pelo espaço.

03/06 Psychodelic buss - Com Diane Moon Ffernandez
10/06 Nó Destes, No Destino - com Henrique Rímoli
17/06 Dobrando à esquina - com Kairós Trio
24/06 O Canto das Águas - Com Priscila Reis, Trupe Sinhá Zózima e Grupo Ubacunhâ de Teatro

Julho I Dança
Cia Sansacroma, Núcleo de Dança Amoràterra, Grupo Afro Sol e ...AVOA! Núcleo Artístico rompem com a lógica do transporte urbano e fazem do ônibus um espaço de arte e dança durante todas as terças do mês de julho.

01/07 Dança da Indignação - Cia Sansacroma
08/07 Dança da Indignação - Cia Sansacroma
15/07 #solidãocompartilhada - Núcleo de dança Amoràterra
22/07 Ensaio sobre Celeiro - Grupo Afro Sol
29/07   Do que é feito o encontro? - ...AVOA! Núcleo Artístico

Agosto I Histórias Contadas
Giselda Pereira, Vanessa Castro, Andrea Cavinato, Juliana Bertolini, Helena Rosenthal e Fabiana Rubira contam causos e histórias de coração para coração durante todo o mês de agosto dentro do ônibus da Trupe Sinhá Zózima.

05/08 Histórias de onde eu vim - com Giselda Pereira
12/08 CONTOPORQUEMECONTARAM - com Vanessa Castro
19/08 Cabeças Trocadas - com Andrea Cavinato, Juliana Bertolini e Helena Rosenthal
26/08 Um diálogo de coração para coração- com Fabiana Rubira

Terminal Parque Dom Pedro II (av. do Estado, s/n)
lotação: 28 passageiros
gratuito – distribuição do ingresso 1h antes, em frente ao banner de divulgação
mais informações: 55 (11) 96292-0447 | www.sinhazozima.com.br

Trupe Sinhá Zózima
A Trupe Sinhá Zózima é um grupo de teatro, formado por atores profissionais que, desde 2007, pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, espaço de descentralização e democratização do acesso às artes. Durante os sete anos de pesquisa, a Trupe desenvolveu diversos projetos pesquisas que culminaram na criação e realização dos espetáculos Cordel do amor sem fim (2007) – de Cláudia Barral, apresentado mais de 450 vezes em vários estados brasileiros e também encenado no continente europeu, Valsa nº 6 (2009) – de Nelson Rodrigues, O poeta e o cavaleiro (2010) – livre inspiração na obra literária de Pedro Bandeira e comtemplado com o Prêmio Myriam Muniz da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Dentro é lugar longe (2013) – de Rudinei Borges e dos projetos 1º Mostra de Teatro no Ônibus (2009) e Plantar no ferro frio do ônibus o ninho – Residência artística por um teatro do encontro sem fronteiras (2012/2013) – contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Em breve iniciará as ações do projeto Os minutos que se vão com o tempo: da imobilidade urbana ao direito à poesia, à cidade e à vida, contemplado pela 24º Edição da Lei de Fomento.

Fonte: SPTrans
Fotos: Trupe Sinhá Zózima
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole