Av. Paulista ganha código em pontos de ônibus com dados sobre linhas

Leitura será feita através de aplicativo que pode ser instalado em celular. QR Code vai levar a passageiro linhas que passam pela parada.

Os pontos de ônibus da Avenida Paulista foram os primeiros a receber, a partir desta terça-feira (24), informações sobre linhas e itinerários através de símbolos QR Code. A sigla em inglês para "resposta rápida", é uma espécie de código de barras em duas dimensões que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Após a decodificação, o código passa a ser lido pelo celular como um trecho de texto, um link nesse caso, que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado no site da Prefeitura. Lá, o passageiro poderá saber em tempo real quanto tempo falta para a condução chegar, de acordo com a administração municipal.

Para realizar a consulta, o usuário precisa ter um celular com acesso à internet e um aplicativo que faça leitura QR Code. Ao utilizar a ferramenta, a pessoa é direcionada a uma página da SPTrans, com a relação de linhas e itinerários, e ao programa “Olho Vivo”, que calcula o tempo de espera.

Desde 2013 o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

QR Code e Hackatona SPTrans
Em novembro de 2013, a Secretaria Municipal de Transportes e a São Paulo Transporte (SPTrans) realizaram uma maratona hacker com o objetivo de desenvolver aplicativos que facilitassem o acesso do passageiro às informações do sistema.

Elaborado pela Equipe NanoIT, o "Cadê o Ônibus?" , ferramenta que possibilita que o usuário localize o seu ônibus em tempo real, foi o vencedor. Ele inclui módulos para passageiros, cobrador e SPTrans, além da leitura de códigos nos pontos de ônibus. De acordo com os criadores, a proposta é que o aplicativo seja melhorado durante 2014, chegando a ter uma versão em outros idiomas.

Fonte: G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole