Secretário afirma que metroviários grevistas estão 'radicalizando'

Pedido de catraca livre foi chamado de 'demagogia inusitada'.Greve chega ao 2° dia paralisando estações do Metrô em São Paulo.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou nesta sexta-feira (6) que os metroviários em greve estão "radicalizando" e que impedem de trabalhar os funcionários que não aderiram à paralisação.

"Hoje, por incrível que pareça, radicalizaram a situação, apesar de que não há motivo para isso, uma vez que está sob dissídio na Justiça do Trabalho. Os juízes não vão se sensibilizar a favor do sindicato com uma postura dessas, com essa crueldade com a população de São Paulo", afirmou Fernandes, em entrevista ao Bom Dia São Paulo.

A Polícia Militar precisou ser acionada para impedir que grevistas mantivessem algumas estações do Metrô fechadas. A Força Tática foi até as estações Bresser-Mooca, na Zona Leste, e Ana Rosa, na Zona Sul. Na Ana Rosa, houve confronto e uso de bombas de gás. Manifestantes não queriam permitir a entrada de usuários.

"É uma questão agora de segurança. Não é uma questão apenas de logística", disse o secretário. Segundo a PM, não foram usadas balas de borracha.

Fernandes falou também sobre a catraca livre. "É uma demagogia inusitada do sindicato. A questão de catraca livre não era solução, não havia garantia nenhuma de que o sindicato colocaria todo mundo em operação."

A greve organizada pelo sindicato dos metroviários chega ao segundo dia nesta sexta e afeta quatro linhas do Metrô na cidade. Apenas a Linha 4-Amarela não foi afetada em nenhum horário. Ela é privatizada e administrada pelo consórcio Via Quatro.

O principal motivo para o impasse entre sindicalistas e o governo está no valor do reajuste salarial da categoria. Os grevistas pedem um aumento de 12,2%. A proposta foi recusada pelo Metrô, que afirma só poder oferecer 8,7% e benefícios sociais que, segundo a empresa, fariam com que o salário dos metroviários fosse reajustado acima dos 10%.

Fonte: G1

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole