Alckmin veta criação de 'vagão rosa' nos trens e no Metrô de SP

Projeto de lei foi aprovado em julho pela Assembleia Legislativa. Objetivo dos vagões exclusivos era evitar assédio masculino.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou nesta terça-feira (12) o projeto de lei que obriga as empresas de transporte urbano a manterem, no mínimo, um vagão em cada composição para uso exclusivo das mulheres nos trens da CPTM e do Metrô, nos horários de pico.

O objetivo do projeto, de autoria do deputado Jorge Caruso (PMDB), era evitar casos de assédio sexual contra mulheres. Crianças e adolescentes também poderiam usar o vagão.

O projeto havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa em julho deste ano e o governador tinha até esta terça para vetar ou sancionar o projeto do chamado “vagão rosa”.

Protestos
Logo após a aprovação do projeto pela Assembleia, movimentos feministas fizeram protestos contra a sanção da lei. Eles questionavam a eficácia dos "vagões rosas" e alegavam que a separação segrega as mulheres com o suposto intuito de proteção.

A proposta dos movimentos é buscar medidas alternativas contra os assédios sexuais, como campanhas de conscientização que não restrinjam a liberdade e o direito de ir e vir das cidadãs e que reafirmem o direito de ocupar o espaço público com segurança e dignidade, além de punição mais rigorosa para os assediadores.

Outro protesto liderado por um grupo de ativistas ocorreu em julho, na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. Batizado de "Contra o assédio, vagão rosa não é remédio!", o ato foi convocado pelo Facebook.

Em análise
Outros dois projetos de lei polêmicos, que já foram aprovados pela Assembleia Legislativa, estão sendo analisados pelo governador. Um deles, prevê a instalação de detectores de metais nos presídios e o outro a proibição da revista íntima dos visitantes.

Fonte: G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole