CPTM recebe novo simulador de operação de trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou na última sexta-feira (08/08) seu novo simulador de operação de trens para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. O equipamento foi instalado na Estação da Luz. 

A companhia passa a contar com quatro simuladores de treinamento. A tecnologia para formação de maquinistas começou a ser utilizada na CPTM em 2011, quando foram entregues as duas primeiras unidades. Um está no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart (CPTM/SENAI), na Lapa, e o outro atende a sala de treinamento em Presidente Altino, Osasco. O terceiro, entregue em 2012, está na Estação Brás, anexa ao prédio do Centro de Controle Operacional Unificado. Os três primeiros tiveram o software atualizado.  

Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os simuladores contam com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. O dispositivo está programado para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000, 7.000, 7.500, 8.000 e 9.000. 

O novo simulador está equipado com três cabines, sendo duas para maquinistas e uma para um instrutor, e possui monitor de alta resolução, permitindo que as imagens se tornem mais reais.

Segundo a CPTM, desde 2011 foram formados cerca de 400 novos maquinistas e mais de 1500 profissionais passaram por treinamento e reciclagem nos simuladores.

Fonte: ANPP
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole