Novo Plano Diretor prevê desativação do Elevado Costa e Silva, o Minhocão

Idealizado em 1968 na época pelo prefeito Faria Lima, o elevado Costa e Silva ou popularmente conhecido como minhocão foi construído de fato em 1970 por Paulo Maluf. Agora a via elevada pode estar com seus dias contados.

Segundo o colunista Leão Serva, da Folha de São Paulo, o PDE – Plano Diretor Estratégico, sancionado no dia 30 de julho pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estabelece a criação de uma lei para que o elevado Presidente Costa e Silva seja desativado: 

“Parágrafo único: Lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque.” É o que diz o artigo 375 da lei nº 16.050, o Plano Diretor Estratégico (PDE). A publicação da conta de que os paulistanos podem escolher se o espaço vai virar um parque suspenso ou se será de fato demolido.
3773b256-efc0-432a-9705-61baea034cea-Image
Pelo local passam apenas carros de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, permanecendo fechado para veículos nos demais dias e horários, inclusive em feriados nacionais, quando é aberto apenas a pedestres e ciclistas.

Em 2010 a medida já havia sido discutida pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, que defendia o enterramento da via férrea por onde passam as linhas 7 e 8 da CPTM, dando espaço uma nova avenida.
São Paulo antes do minhocão
São Paulo antes do minhocão

Fonte: Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole