Metrô da capital completa 40 anos com defensores e muitos críticos


Neste domingo, dia 14, o Metrô de São Paulo completa 40 anos de atividade sob o olhar dos 4,6 milhões de passageiros que são transportados diariamente nos 78,4 km da malha metroviária paulista, em cinco linhas e 67 estações. Entre as idas e vindas das mais de 3.800 viagens realizadas por dia, o transporte reúne defensores e críticos, usuários e especialistas.

Para a professora do departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo, Klara Kaiser, deve-se saudar a existência do Metrô paulistano, mas é preciso apostar que esse transporte não atinge as demandas da população. “Quando a rede foi projetada, a meta era chegar a 200 km de malha metroviária até 1990. Já estamos em 2014 e não temos nem 80 km”, afirma.

Klara critica a falta de investimento e as ideias de privatização. “O crescimento da malha ferroviária é extremamente lento, não alcança os grandes setores de deslocamento e não atende a população que está na periferia. É preciso um empenho sério da Secretaria Metropolitana de Transporte e a visão de que o sistema de transporte não é para ser lucrativo, mas uma diretriz de infraestrutura para a cidade”, completa.

A fisiologista Vera Lucia Perino Barbosa, 56 anos, utiliza o Metrô diariamente, e o avalia como uma excelente maneira de se locomover e fugir do trânsito das ruas. “Não preciso ficar horas parada dentro do carro. O Metrô é muito rápido, em minutos você está no seu destino. Ajusto minha agenda para fugir do horário de pico, que é um problema, e conseguir me deslocar para compromissos utilizando este meio. Penso que se ajustassem essa aglomeração, muito mais pessoas utilizariam o sistema metroviário como meio de transporte”, relata a usuária.

“A limpeza e organização são pontos fortes e que não perdem para países desenvolvidos, exceto pela cobertura da malha ferroviária, que aqui em São Paulo ainda é pouco abrangente”, conclui.

Fonte: Guarulhos Hoje
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole