BRT Radial Leste analisado e dissecado

A Avenida mais importante da Zona Leste de São Paulo vai ganhar um serviço de BRT (Bus Rapid Transit) que nada mais é que um corredor de ônibus, porém com padrão de serviço similar ao Metrô no que se refere ao embarque e confiabilidade no horário de passagens dos veículos. A obra deverá organizar as linhas da região, e ajudar a na mobilidade dos sofridos passageiros da linha 3-Vermelha, ramal metroviário mais lotado do sistema, e um dos mais cheios do mundo.

O Via Trolebus usou como referência um documento publicado pela prefeitura de São Paulo onde é descrito alguns detalhes da obra:

Rede de corredores
brt-radial
Conforme a imagem acima extraída do documento da SPObras, o conglomerado de vias para ônibus da Zona Leste correspondem a 5 corredores de ônibus, sendo que apenas os eixos “Leste 1″ e ‘Leste 2″ entre o centro e Itaquera terão embarque antecipado, que é o objeto de discussão deste post. Serão ao todo 37 km de vias em pavimento rígido, e além da radial leste, as avenidas Aricanduva, Líder e Itaquera receberão a estrutura.

Esquema das paradas dos ônibus:
Extraído do jornal "O Estado de São Paulo"
Extraído do jornal “O Estado de São Paulo”

Túnel e Desapropriação

O BRT da Radial terá túnel, viadutos e vai provocar desapropriação de imóveis. No caso do Corredor Leste 1 é previsto a retirada de 27 imóveis. Já o Leste 2, 78 desapropriações serão feitas a partir do Metrô Vila Matilde:
brt-radial-2

brt-radial-3

brt-radial-4

brt-radial-5

O túnel que já teve as obras iniciadas na região central da cidade, deve usar a antiga estrutura de uma plataforma desativada da estação Pedro II do Metrô:

brt-radial-6

Na região da Penha ainda é previsto a construção de um viaduto exclusivo para ônibus, sobre os trilhos do Metrô e da CPTM:

brt-radial-7

Novo terminal Itaquera

É previsto ainda uma extensão ao terminal de ônibus em Itaquera, com 40 mil m², que além de absorver passageiros das linhas na região, deve ser o ponto de interligação entre o corredor de ônibus da Radial Leste e o Perimetral Leste, que vai ligar Itaim a São Mateus. O novo empreendimento deverá ter subsolos com estacionamento para carros e motos. No total, serão 488 vagas para veículos e 100 para motos.

brt-radial-8

O corredor da Radial vai custar cerca de R$ 650 milhões e terá 17 quilômetros de extensão, com previsão de entrega para 2016.

Fonte: Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole