Campanha espera arrecadar 500 bicicletas para crianças carentes

A campanha "Bicicleta de Natal 2014", promovida pelo Instituto Cicloativo do Brasil com apoio do Metrô, deve levar a alegria de pedalar a cerca de 500 crianças carentes. A ação voluntária receberá doações de bicicletas (novas ou usadas) de 16 de novembro a 14 de dezembro, sempre aos domingos, das 8 às 17h. 

As bikes poderão ser entregues a partir deste domingo (16) no posto de coleta instalado na praça em frente ao terminal urbano da estação Vila Mariana. As estruturas - dois contêineres de 2,50m por 6,00m - contam com oficina, onde as bicicletas serão reformadas e ajustadas para serem entregues para comunidades carentes da Baixada Santista, além de local para estoque das unidades e peças doadas.  

Quem quiser colaborar como voluntário para consertar as magrelas é só comparecer diretamente ao posto, onde voluntários farão workshops de mecânica básica de bicicletas. 

A iniciativa também é totalmente sustentável.  Foi criado um sistema de limpeza de peças que recicla a própria água e não libera efluentes. A água das chuvas será captada e armazenada em uma cisterna, passando posteriormente por filtragem antes de sua reutilização na limpeza das bicicletas. Segundo o idealizador do projeto e fundador do Instituto Cicloativo, André Pasqualini, a expectativa é que sejam arrecadadas mais de 500 bicicletas. Em ação semelhante realizada no ano passado na estação Pinheiros da CPTM foram doadas 350 bicicletas.

Projeto Bike Viva
A campanha "Bicicleta de Natal" integra o projeto "Bike Viva", que tem como objetivo capacitar os próprios jovens que recebem as doações para que eles possam manter as bicicletas da comunidade sempre em condições seguras para circulação. Além da doação das bicicletas, a ideia é dotar as comunidades beneficiadas de uma "bicicletaria comunitária", montada em contêineres similares ao utilizados na campanha de Natal, com todo ferramentário necessário para uma oficina e capacitação dos jovens para reparo das bikes doadas. 

Fonte: Metrô/SP
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole