EMTU apresenta em audiência novo traçado do VLT em Santos


Apesar de ainda não ter o aval para a instalação do segundo trecho do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) apresentou, nesta sexta-feira (31), como será o novo traçado entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Valongo, em Santos. A previsão para o início das obras é a partir do final do primeiro semestre de 2015.

O traçado inicial do VLT neste pedaço da implantação compreendia ida e volta dos trens pela Avenida Conselheiro Nébias. Inclusive, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) já havia avaliado os estudos de impacto ambiental e liberado a licença para implantação do equipamento.

No entanto, a pedido da Prefeitura de Santos, a EMTU alterou o trajeto. Na ida, o VLT vai passar pela Rua Campos Melo, em direção ao Valongo. Depois, o trem volta pela Rua Constituição, Rua Luiz de Camões, e pega apenas um trecho da Conselheiro Nébias.

Com a mudança, a empresa teve que elaborar um novo projeto básico e realizar novos estudos de impacto ambiental. A alteração, segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, atrasou a viabilização das obras do segundo trecho.

“Tivemos que fazer uma nova licitação, o que impôs ao cronograma um prazo adicional muito grande. O importante é que a gente está saindo com um projeto em consenso (com o Município)”.

A EMTU deve protocolar o conjunto de estudos de impacto ambiental junto à Cetesb em dezembro, solicitando a licença de instalação. Lopes espera que o processo de avaliação da companhia ambiental leve de 60 a 90 dias. Liberada a licença, a empresa deve publicar o edital de contratação da obra. “Com a empresa que vai fazer as obras contratada, são 24 meses para a entrega do trecho pronto”, ressalta.

Fonte: A Tribuna
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole