Jovens listam principais problemas para ter acesso ao passe livre da SPTrans

Segundo a SPTrans, 26,6% dos 500 mil estimados estão usando benefício. O G1 entrevistou estudantes e recolheu as principais reclamações deles.

Problemas técnicos e falta de informações sobre como conseguir o passe livre em São Paulo levaram estudantes a formar longas e demoradas filas em postos da SPTrans no Centro.

O benefício começou a valer em fevereiro, mas até o meio de março 133 mil estudantes concluíram o cadastro. O número representa 26,6% dos 500 mil estimados pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do estado.

Veja abaixo as principais dúvidas e detalhes sobre o benefício:

SISTEMA FORA DO AR E IMPOSSIBILIDADE DE USAR MEIA-TARIFA
A estudante Luana Almeida, de 20 anos, reclamava que o sistema de gestão do Bilhete Único mantido pela SPTrans não funcionava e que ela recebia informações desencontradas no posto de atendimento. Uma das suas dúvidas era sobre a impossibilidade de usar o passe livre no mês uma vez que ela tivesse feito uma recarga com dinheiro.

Resposta da SPTrans: "a cota do passe livre não é cumulativa com a cota vendida a 50% do preço da passagem (benefício concedido antes da gratuidade total). Ao comprar créditos no padrão antigo, o estudante terá automaticamente a cota gratuita daquele mês desabilitada. Do contrário, aconteceria um duplo benefício. A SPTrans esclarece ainda que na terça-feira, ocorreu queda de sistema de carga e recarga causada pelo rompimento de um cabo de fibra ótica em Barueri. A SPTrans reforçou as equipes e criou um posto avançado para a unidade na Rua Boa Vista, 128."

FALTA DE INFORMAÇÕES NO SITE
Chrystian Giovanni, de 20 anos, estudante de tecnologia em edificações, diz que as informações sobre documentos necessários no site da SPTrans são vagas e de difícil entendimento.

Resposta da SPTrans: "no site da SPTrans estão todas as informações necessárias para que o estudante consiga seu benefício. É importante orientar Chrystian e os demais leitores sobre a leitura detalhada do material explicativo que está no site. Nele constam um grande número de perguntas e respostas que podem ajudar no entendimento. Em caso de dúvidas, o estudante pode também enviar um e-mail ou ainda ligar para 156. Somente se as dúvidas persistirem será necessário buscar esclarecimento no posto mais próximo de sua residência."

MUITA GENTE NA FILA E EMISSÃO DE BOLETO DE REVALIDAÇÃO DO BILHETE
Joelma Alves, de 36 anos, faz enfermagem na Uninove, reclama da enorme quantidade de pessoas esperando para serem atendidas. Ela precisava apenas da emissão de um boleto para revalidação do Bilhete Único, o qual não conseguiu pela internet.

Resposta da SPTrans: "o boleto pode ser emitido pela Internet. Se a estudante não tem o direito ao passe livre, ela não precisa emitir o boleto pois pode simplesmente ir a qualquer ponto de venda e comprar sua cota de crédito, cujo valor da taxa de revalidação será automaticamente adicionado no valor da compra dos créditos. Isso é válido para quem já tem qualquer bilhete emitido a partir de 2014 ou o bilhete antigo do tipo estudante."

CADASTRO ENVIADO PELA FACULDADE NÃO CHEGOU
Rafael Pereira de Oliveira, de 29 anos, estudante de pedagogia na Faculdade Sumaré, afirma que sua faculdade enviou cadastro e que possui comprovante disso. No entanto, o documento não chegou ao posto da SPTrans, segundo lhe teria dito a empresa municipal de transporte.

Resposta da SPTrans: "a empresa disse que fez uma consulta pelo nome do estudante, faculdade, curso e idade e constatou que ele teve sua matricula ativada em 15 de janeiro, e que, em 22 de janeiro, fez a revalidação do cartão estudante que já possuía. E consta  também a compra de créditos tanto em fevereiro quanto em março de 2015. A SPTrans, porém, não forneceu informações sobre o pedido referente ao passe livre do estudante."

DIFICULDADE DE OBTER SENHA NO SITE
Cristiano Nascimento, de 27 anos, estudante de Direito, diz que senha no site da SPTrans não funciona.

Resposta da SPTrans: "o estudante Cristiano deve estar com a senha ou login errado."

NÃO CONSEGUIU VALIDAR CRÉDITOS EM POSTO
Zeneide Matias de Oliveira, de 41 anos, mora no Grajaú e não conseguia colocar os créditos em postos de recarga da Zona Sul de São Paulo. Decidiu então ir ao posto da SPTrans no Centro de São Paulo. Seu atendimento, em várias etapas, durou um total de cinco horas.

Resposta da SPTrans: "na terça-feira, o Sistema do Bilhete Único ficou comprometido devido a um rompimento dos cabos de fibra ótica que ligam dois datacenters. Esse incidente,  que ocorreu em Barueri, comprometeu serviços de várias empresas, entre os quais o do Bilhete Único. Esse foi o motivo que fez com que o usuário não conseguisse fazer a carga do bilhete único, pois o serviço só foi restabelecido após o reparo nos cabos citados, fato que ocorreu por volta das 11h da terça. Após a solução do problema houve um tempo maior de atendimento  nos postos, em razão do acúmulo formado de usuários."

'JOGO DE EMPURRA' ENTRE UNIDADES
Yasmin Rocha, de 21 anos, faz administração de empresas na Universidade São Judas Tadeu e reclamou na terça-feira que era jogada de uma unidade para outra da SPTrans no Centro de São Paulo. Foi primeiro à unidade da Rua XV de Novembro, onde foi direcionada à unidade da Rua Boa Vista. Esperou três horas para receber um primeiro atendimento e ser direcionada novamente para a unidade da Rua XV de Novembro. “Peguei a senha 193. Estava no número 60. Quando fui atendida pediram para eu voltar“, conta.

Resposta da SPTrans: "o atendimento na terça-feira esteve comprometido devido ao incidente do rompimento dos cabos de fibra ótica já citados na resposta anterior. A partir das 11h, contudo, o sistema foi restabelecido e, ontem, foram atendidas um total de 1.570 pessoas na unidade da XV de Novembro com seu avançado da Rua Boa Vista. Já nesta quarta-feira, dia 11, quando não houve problemas que afetassem o sistema, a SPTrans não registrou filas nem demora no atendimento desta unidade."

ALUNO NÃO CONSEGUE REGULARIZAR O FIES
Estudantes estão enfrentando problemas na regularização do Fies e chegam a fazer filas nas portas das universidades. Eles relatam problemas no site do Fies e ainda dificuldade de liberação na faculdade. Isso porque o governo federal não libera a finalização dos aditamentos de contrato em casos em que as universidades dão reajuste maior do que a inflação considerada. Neste ano, o reajuste máximo permitido para liberação do Fies é 6,41%, e entidades que aplicaram ajustes maiores têm que apresentar justificativas ao governo federal e negociar taxas.

Sem concluir o trâmite de inscrição pelo site do Fies, comparecimento à universidade para validar a inscrição e depois a uma agência financeira ligada ao programa, não é possível estar regularizado no programa e, consequentemente, solicitar o Passe Livre.

PASSO A PASSO: COMO OBTER O PASSE LIVRE
Os estudantes que querem conseguir a gratuidade precisam preencher uma série de requisitos. Veja o passo a passo para obter o Bilhete Único do Estudante:

1º) Escolas enviam os dados sobre a confirmação da matrícula em 2015 para SPTrans (saiba quem tem direito ao benefício).

2º) Estudante deve checar se os dados foram encaminhados para SPTrans pelo site (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sca/estudante/login.jsp) e, eventualmente, completar alguma informação pendente. Caso a escola/universidade não tenha feito, o aluno deve procurar a instituição.

3º) Acesse o cadastro para solicitar/revalidar o cartão. Quem não tiver o Novo Bilhete do Estudante deverá solicitar um: https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action. Ele deve ser retirado na escola.

Depois de obter o cartão, no caso de estudantes com benefício automático:
1º) Emita o boleto para pagamento da taxa anual de validação do cartão: R$ 24,50 (o equivalente a 7 passagens).

2º) Três dias após o pagamento o benefício será liberado. Antes de se deslocar a um ponto de venda, acesse seu cadastro, em Estudante/Declaração de Baixa Renda e veja se aparece a mensagem: "Você já possui direito à gratuidade".

3º) Vá a um ponto de venda e recarregue o cartão em uma das máquinas de recarga automática de vale-transporte.

No caso do estudante que precisa comprovar renda per capita:
1º) Instituição de ensino informa à SPTrans quais são os alunos que têm o benefício.

2º) Aluno deve acessar o cadastro do Bilhete Único e preencher o formulário para comprovação de renda familiar per capita;

3º) Após a aprovação, deverão ir a um ponto de venda e utilizar as máquinas automáticas todo início do mês para recarregar o cartão, gratuitamente.

Para mais informações, visite a página da SPTrans:
http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?6005

Fonte: G1
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