Licitação de São Paulo: cidade terá quatro tipos de linhas de ônibus

O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, apresentou nesta segunda-feira, dia 23 de março de 2015, as diretrizes gerais da licitação do sistema de ônibus da cidade.

Foi a primeira audiência pública para elaborar o edital que deve ser lançado entre abril e maio.
As linhas de ônibus serão divididas em quatro tipos:

– Linhas locais de distribuição: vão atender trajetos a partir dos bairros em ruas menores. Podem ser bidirecionais, com ida e volta com destino a um terminal, ou então circulares. Estes trajetos devem ligar bairros sem a necessidade de o usuário passar pelo centro da cidade.

– Linhas estruturais radiais: vão passar por corredores de ônibus. A demanda é maior, com intervalos mais curtos e ônibus do tipo articulados, superarticulados e biarticulados.

– Linhas estruturais perimetrais: vão passar por avenidas maiores e vão permitir a integração com terminais e corredores de ônibus estruturais radiais. Devem ligar também centros de cada região.

– Linhas de articulação: devem ser instaladas em ruas mais largas e devem ligar regiões diferentes e atender quem tem dificuldade de se deslocar a pé de um sistema para outro. A demanda espera é menor, com ônibus de médio ou pequeno porte.

A prefeitura pretende seguir adiante com o modelo de criação de redes, como a Rede da Madrugada. Mas agora, a intenção é apresentar uma rede para sábado, outra para domingos e feriados, uma para horário de pico e uma quarta para as demais horas, cada uma com linhas e trajetos que podem ser diferentes.

Tatto também disse que a concessão será de, no máximo, 20 anos.

As empresas serão agrupadas em SPE – Sociedades de Propósito Específico em vez de companhias individuais ou consórcios como é o sistema atual. As cooperativas serão extintas definitivamente, mas como já vem ocorrendo, os cooperados podem se unir e formar empresas.

A SPTrans promete acrescentar outros detalhes à medida que os estudos e audiências forem avançando para compor o edital.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus
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