Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, 16 e 17 de maio

​Neste fim de semana, 16 e 17 de maio, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas e o Metrô interditará a Linha 5-Lilás. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro)

No próximo domingo (17), todas as estações da Linha 5 - Lilás ficarão fechadas ao público das 4h40 às 9 horas. A medida é necessária para que possam ser executados serviços de manutenção programada na rede aérea de alimentação elétrica dos trens. A atividade terá início durante a madrugada, logo após o encerramento da operação comercial do sábado, e deverá se estender até o início da manhã do domingo.

Enquanto as estações metroviárias estiverem fechadas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), da SPTrans que circularão ininterruptamente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários provenientes da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pelo sistema PAESE.

Para informar sobre a alteração na operação dessa linha, a partir de sábado, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações da Linha 5 -Lilás. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)

Sábado: a partir das 23h, as composições com destino à Estação da Luz não obedecerão parada na Estação Piqueri. A opção para o usuário será seguir viagem até a Estação Lapa, onde deverá se transferir para outro trem no sentido Estação Francisco Morato com o objetivo de retornar à Estação Piqueri. O intervalo médio será de 10 minutos em toda Linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras, devido às intervenções no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com parada intermediária para embarque e desembarque na Estação Pirituba. As senhas para utilização dos coletivos devem ser retiradas nas estações.

O intervalo médio será de 21 minutos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, e 25 minutos entre Caieiras e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Osasco e General Miguel Costa, sem interferência na circulação dos trens.

Das 9h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente, entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri, e 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: a partir das 23h, os trabalhos no sistema de rede aérea serão feitos entre as estações Pinheiros e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, em razão de serviços na rede aérea na região da Estação Osasco. Para completar a viagem, os usuários devem utilizar os trens da Linha 8.

Das 9h às 19h, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Hebraica-Rebouças e Berrini. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.
A partir das 23h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de sinalização na região da Estação Santo Amaro. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 17h, haverá obras nos equipamentos de via permanente na região da Estação Capuava. O intervalo médio será de 12 minutos entre as estações Brás e Santo André, e 24 minutos entre Santo André e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos nos equipamentos de via permanente ocorrerão entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Linha 11-Coral/Extensão (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h às 23h, serão realizadas obras de infraestrutura na nova Estação Suzano. O intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida em toda a linha, em razão de intervenções no sistema de rede aérea.  Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, que percorrerão os seguintes itinerários.

  • Tatuapé – Itaim Paulista: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações USP Leste e São Miguel Paulista.
  • Itaim Paulista – Calmon Viana: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré.
  • Brás – Tatuapé: os usuários deverão utilizar os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral.

As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Fonte: CPTM e Metrô/SP
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole