Cobertura da Greve na CPTM

Atualizações sobre a Greve na CPTM nesta quarta-feira, 3 de junho de 2015. Para obter novas informações, atualize a página ou aperte f5 de seu teclado:

16h53 - Todos as linhas da CPTM estão operando neste momento. A velocidade continua reduzida e os intervalos entre os trens estão maiores nas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira por conta da paralisação temporária dos ferroviários.

16h26 - Confira as condições das linhas da CPTM que estavam paralisadas ou parcialmente paralisadas:

- Linha 7-Rubi: velocidade reduzida entre as estações Luz e Francisco Morato;
- Linha 10-Turquesa: velocidade reduzida entre as estações Brás e Rio Grande da Serra;
- Linha 11-Coral: segue paralisada entre as estações Guaianases e Estudantes, mas está em processo de normalização;
- Linha 12-Safira: velocidade reduzida entre as estações Brás e Calmon Viana.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda continuam circulando normalmente e não foram afetadas pela greve.

16h02 - Segundo o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa voltarão a funcionar gradativamente nesta quarta. O Sindicato dos Trabalhadores da Central do Brasil fez assembleia na tarde desta quarta e decidiu normalizar a circulação das linhas 11-Coral e 12-Safira.

15h57 - Confira as condições das linhas da CPTM que estavam paralisadas ou parcialmente paralisadas:

Linha 7-Rubi: velocidade reduzida entre as estações Luz e Francisco Morato;
- Linha 10-Turquesa: segue totalmente paralisada, mas está em processo de normalização;
- Linha 11-Coral: segue paralisada entre as estações Guaianases e Estudantes, mas está em processo de normalização.
- Linha 12-Safira: segue totalmente paralisada, mas está em processo de normalização.

15h29 - Ferroviários decidiram suspender a greve iniciada na madrugada desta quarta-feira (3) em São Paulo. Quatro das seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram afetadas. Leia mais.

15h16 - Sindicato dos trabalhadores das linhas 11-Coral e 12-Safira aprovaram o retorno ao trabalho em assembleia do Brás. O retorno será gradativo durante esta tarde. Na terça-feira a categoria faz nova assembleia, com previsão de paralisação na quarta. No fim de semana, as linhas funcionam normalmente.

Assembleia de sindicato dos ferroviários acontece no Brás

14h54 - Ferroviários decidiram suspender a paralisação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa até a próxima audiência no Tribunal Regional do Trabalho, no dia 11, às 15h. As linhas devem voltar a funcionar gradativamente ainda nesta tarde.

14h43 - A assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Central do Brasil também já começou. Os trabalhadores discutem a continuidade da greve das linhas 11-Coral e 12-Safira.

14h42 - Os ferroviários reivindicam 7,89% de reajuste salarial mais 10% de aumento real. A companhia propôs reajuste com base no IPC, de 6,6527%, com adicional de 1% e reajuste de 10% sobre os benefícios. A segunda oferta é de reajuste linear de 8,25% sobre salário e benefícios. O conselho de conciliação do TRT sugeriu ainda um reajuste de 6,6527% (IPC) + 1% de reajuste e 15% de aumento nos benefícios.

14h39 - Começou a assembleia do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, dos trabalhadores das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa CPTM. Em breve a categoria deve decidir se continuará a paralisação que começou nesta quarta-feira.

14h20 - Ferroviários decidiram em assembleias na noite de terça-feira entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira em quatro das seis linhas da CPTM. Em nota, a CPTM afirma que "embora respeite o direito de greve, a paralisação prejudica quase 3 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede".

13h54 - As linhas 10-Turquesa e 12-Safira da CPTM estão totalmente paralisadas. Os trens na Linha 7-Rubi não operam entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, e os trens da Linha 11-Coral não operam entre as estações Guaianases e Estudantes.

13h51 - Na véspera do feriado, São Paulo, começou o dia com uma greve que parou parte dos trens metropolitanos. Um milhão de pessoas ficaram sem transporte na Grande SP. Os grevistas pedem reajuste salarial e até o início da tarde não tinham chegado a um acordo com o governo do estado

13h42 - Paralisação Total
- Linha 12 Safira (Brás/Calmon Vianna)
- Linha 10 Turquesa (Brás/Rio Grande Da Serra)

Operação Parcial, Com Número Reduzido De Trens
- Linha 7-Rubi (Luz, Francisco Morato, Jundiaí): entre Barra Funda e Francisco Morato
- Linha 11-Coral (Luz, Guaianases, Estudantes): entre Luz e Guaianases

Circulação Normal
- Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
- Linha 9-Esmeralda

13h39 - Muitos passageiros que utilizam os trens na região de Jundiaí encontraram os portões fechados na manhã de quarta por conta da greve dos funcionários do setor que pedem reajuste salarial de quase 17%. De acordo com a CPTM cerca de 30 mil passageiros por dia usam os trens nas cidades de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

13h38 - Segundo a EMTU, em virtude da greve em parte das linhas da CPTM, a linha 589 - Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José)/ São Paulo (Penha) foi estendida até o Metrô Brás.

13h22 - A greve dos ferroviários em quatro das seis linhas da CPTM levou os passageiros prejudicados a se juntarem para dividir carona em táxi ou carros particulares para conseguir chegar ao trabalho na manhã desta quarta-feira. Cerca de um milhão de passageiros foram atingidos pela paralisação

13h21 - Os trens do Metrô circulam normalmente. As linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira seguem paralisadas e não há previsão para normalização do serviço.

13h13 - O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, ameaça cortar ponto dos funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que estão parados nesta quarta-feira, 3. Leia mais aqui.

12h59 - A doméstica Francisca Tita, de 37 anos, teve que improvisar para conseguir ir de Ferraz de Vasconcelos, na Grande SP, até Guaianases, na Zona Leste. "Como não tem trem eu peguei táxi com outros vizinhos pra chegar até aqui. A gente se juntou em 4 e cada pessoa pagou R$ 6", contou ela que tentava ir até o Hospital Santa Marcelina pra passar por uma consulta médica.

Francisca Tita teve que improvisar para conseguir ir de Ferraz de Vasconcelos, na Grande SP, até Guaianases

12h42 - Serão realizadas assembleias na região central as 14h para decidir sobre a continuidade da paralisação nas linhas 12-Safira e 10-Turquesa, que estão totalmente paradas, e nas linhas 7-Rubi e 11-Coral, que operam parcialmente. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionam normalmente.

12h29 - A CPTM informou no fim da manhã desta quarta-feira (3) que entrou com pedido na Justiça do Trabalho para que a greve dos ferroviários seja considerada ilegal. Leia mais: CPTM aciona Justiça e pede que greve de ferroviários seja considerada ilegal.

são paulo

12h21 - RESUMO DA MANHÃ
- Quatro linhas foram paralisadas, total ou parcialmente
- Estação Francisco Morato é reaberta após depredação
- Trânsito esteve acima da média apenas as 7h, após isso, ficou dentro do esperado
- Rodízio de veículos foi mantido
- A SPtrans reforçou as linhas de ônibus que fazem o percurso da CPTM, como se fosse horário de pico durante toda a manhã. O sistema PAESE não foi acionado.

12h11 - A CPTM, no entanto, não informou se vai descontar o dia parado na folha de pagamento, mas busca na Justiça retomar a circulação de todas as linhas ainda nesta quarta-feira.

12h11 - A CPTM encaminhou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) pedido de abusividade da greve, aplicação de multa e julgamento de dissídio. Segundo o governo, a paralisação é ilegal porque não atendeu uma liminar que definia o mínimo de 90% do efetivo de maquinistas em horário de pico e de 70% dos trabalhadores das demais atividades em caso de greve

12h10 - A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou com pedido na Justiça do Trabalho, na manhã desta quarta-feira (3), para que a greve dos ferroviários seja considerada ilegal. Os funcionários da CPTM paralisam parcialmente as linhas 7 e 11, e totalmente as linhas 10 e 12, desde a madrugada.

12h06 - Imagens de celular enviadas ao SPTV mostram a Polícia Militar usando bombas de efeito moral contra passageiros que depredavam a estação Francisco Morato, na linha 7-Rubi.

11h42 - Os ferroviários reivindicam 7,89% de reajuste salarial mais 10% de aumento real. A próxima reunião no TRT está marcada para o dia 11, às 13h. A companhia propôs reajuste salarial com base no IPC, de 6,6527%, com adicional de 1% e reajuste de 10% sobre os benefícios. A segunda oferta é de reajuste linear de 8,25% sobre salário e benefícios.

11h29 - PARALISAÇÃO TOTAL:
- LINHA 12 SAFIRA (BRÁS/CALMON VIANNA)
- LINHA 10 TURQUESA (BRÁS/RIO GRANDE DA SERRA)

OPERAÇÃO PARCIAL, COM NÚMERO REDUZIDO DE TRENS:
- LINHA 7 RUBI (LUZ, FRANCISCO MORATO, JUNDIAÍ): ENTRE BARRA FUNDA E FRANCISCO MORATO
- LINHA 11 CORAL (LUZ, GUAIANASES, ESTUDANTES): ENTRE LUZ E GUAIANASES

CIRCULAÇÃO NORMAL:
- LINHA 8 DIAMANTE (JÚLIO PRESTES - ITAPEVI)
- LINHA 9 ESMERALDA

11h25 - Estação Francisco Morato da CPTM, na Linha 7-Rubi foi reaberta por volta das 11h20, informa a repórter Carolina Dantas. Mais cedo houve tumulto e depredação na estação e a PM foi acionada. 

Estação Francisco Morato da CPTM, na Linha 7-Rubi foi reaberta por volta das 11h20 desta quinta-feira

11h15 - PARALISAÇÃO TOTAL:
- LINHA 12 SAFIRA (BRÁS/CALMON VIANNA)
- LINHA 10 TURQUESA (BRÁS/RIO GRANDE DA SERRA)

OPERAÇÃO PARCIAL, COM NÚMERO REDUZIDO DE TRENS:
- LINHA 7 RUBI (LUZ, FRANCISCO MORATO, JUNDIAÍ): ENTRE PALMEIRAS/ BARRA FUNDA E CAIEIRAS
- LINHA 11 CORAL (LUZ, GUAIANASES, ESTUDANTES): ENTRE LUZ E GUAIANASES

CIRCULAÇÃO NORMAL:
- LINHA 8 DIAMANTE (JÚLIO PRESTES - ITAPEVI)
- LINHA 9 ESMERALDA

11h15 - Em protesto contra a paralisação, passageiros depredaram a estação Francisco Morato na manhã desta quarta-feira.

Passageiros depredam estação por causa da greve de trens em SP

11h13 - #L7 Trens da L7 estão circulando entre as Estações Barra Funda e Francisco Morato, com intervalo aproximado de 20 minutos.

11h12 - A equipe da CPTM da estação Francisco Morato está reunida agora para ver se o quadro de funcionários presente conseguiria abrir a estação. A decisão deve sair em no máximo 1h.

11h11 - A PM ajuda no bloqueio da entrada da estação Francisco Morato após depredação. Agora, a situação é pacífica, mas moradores continuam esperando os trens circularem. 

PM na estação Francisco Morato

11h04 - Buraco no muro da estação Francisco Morato, na linha 7-Rubi da CPTM, após depredação durante paralisação dos ferroviários. 

Estação Francisco Morato da CPTM

11h01 - Segundo moradores de Francisco Morato, a confusão na estação da linha 7 começou por volta das 8h20. A polícia teria usado balas de borracha e bombas de gás. A PM não confirma que precisou intervir na ação dos usuários. "Um senhor chegou a levar bala de borracha no rosto. A estação estava fechada e as pessoas quebraram o muro para tentar entrar", diz o passageiro Reginaldo de Lima.
Estação Francisco Morato da CPTM

10h59 - Muro da estação Francisco Morato quebrado. 

Estação Francisco Morato da CPTM

10h45 - Policiais ao lado do muro da estação Francisco Morato, da CPTM, que foi destruído durante protesto de passageiros contra paralisação de ferroviários.

Policiais na estação Francisco Morato

10h36 - Muro da estação Francisco Morato, da CPTM, destruído durante protesto de passageiros contra paralisação de ferroviários. 

Muro da estação Francisco Morato

10h30 - Reginaldo Ferreira de Lima, de 40 anos, está desde 7h esperando na estação Francisco Morato. É segurança no bairro Itaim Bibi, em São Paulo. Ele presenciou a confusão cedo. "Teve bala de borracha, bomba, teve um senhor que saiu machucado com um tiro no rosto. É toda vez isso, na última greve colocaram fogo." 

Reginaldo presenciou a confusão na estação Francisco Morato

10h16 - PARALISAÇÃO TOTAL:
- LINHA 12 SAFIRA (BRÁS/CALMON VIANNA)
- LINHA 10 TURQUESA (BRÁS/RIO GRANDE DA SERRA)

OPERAÇÃO PARCIAL, COM NÚMERO REDUZIDO DE TRENS:
- LINHA 7 RUBI (LUZ, FRANCISCO MORATO, JUNDIAÍ): ENTRE PALMEIRAS/ BARRA FUNDA E CAIEIRAS
- LINHA 11 CORAL (LUZ, GUAIANASES, ESTUDANTES): ENTRE LUZ E GUAIANASES

CIRCULAÇÃO NORMAL:
- LINHA 8 DIAMANTE (JÚLIO PRESTES - ITAPEVI)
- LINHA 9 ESMERALDA

10h00 - A CPTM informou que por volta das 9h, um usuário começou a jogar pedras na estação Francisco Morato, na Grande São Paulo, incitando outros passageiros. O usuário foi detido pelos seguranças da CPTM e encaminhado ao DP mais próximo. A situação foi controlada na estação, segundo a companhia.

9h59 - A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, informa que as sete estações da linha funcionam normalmente. A transferência de passageiros da Linha 4-Amarela para as linhas da CPTM 7-Rubi e 11-Coral (ambas na Estação Luz), que funcionam parcialmente, e 9-Esmeralda da CPTM estão abertas.

9h56 - Na estação Francisco Morato, na linha 7-Rubi, passageiros protestaram contra a paralisação e quebraram um muro e tentaram empurrar um portão, segundo a rádio CBN. A PM informou que tenta organizar os passageiros na estação.

9h51 - Mariana Batista, de 32 anos, que trabalha com vendas, enfrentava fila para comprar o bilhete a R$ 3,7. “Minha empresa paga o Bilhete Único e hoje eu vou ter que pagar do meu bolso”. “Minha amiga falou que dá para chegar na região do Anália Franco se for por São Mateus. Vamos ver. Eu tenho que ir, tenho que tentar. Eu entendo o movimento deles, mas não é legal", disse na estação em Santo André. 

Passageira em Santo André

9h46 - O ajudante Clayton Albano, de 41 anos, tentava chegar ao Anhangabaú, no Centro, e não podia deixar de trabalhar nessa manhã. “Na sexta, já teve protesto e eu faltei no trabalho. Hoje eu fiquei esperando para ver se abria [a estação], mas agora vou de trólebus mesmo. Vai gastar mais tempo e vai ser mais caro, mas fazer o quê? O patrão precisa da gente e a gente do salário", disse. 

Passageiro em Santo André

9h31 - Passageiros falam com seus empregadores ao celular diante da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, fechada por causa da greve dos ferroviários. 

Passageiros em Santo André
9h29 - PARALISAÇÃO TOTAL:
- LINHA 12 SAFIRA (BRÁS/CALMON VIANNA)
- LINHA 10 TURQUESA (BRÁS/RIO GRANDE DA SERRA)

OPERAÇÃO PARCIAL, COM NÚMERO REDUZIDO DE TRENS:
- LINHA 7 RUBI (LUZ, FRANCISCO MORATO, JUNDIAÍ): ENTRE PALMEIRAS/ BARRA FUNDA E CAIEIRAS
- LINHA 11 CORAL (LUZ, GUAIANASES, ESTUDANTES): ENTRE LUZ E GUAIANASES

CIRCULAÇÃO NORMAL:
- LINHA 8 DIAMANTE (JÚLIO PRESTES - ITAPEVI)
- LINHA 9 ESMERALDA

9h28 - Josefa da costa,32, mora em Diadema e trabalha em um prédio em Mauá. "Ontem já teve protesto em São Bernardo do Campo e eu cheguei atrasada. Hoje eu não sei como vai ser. Eu vou esperar mais um pouco até umas 10h. Se não voltar, eu vou voltar pra casa", afirmou na estação Santo André na Linha 10-Turquesa. 

Zeladora em Santo André

9h24 - Segundo a CBN, a Polícia Militar fez um cordão de isolamento na estação Francisco Morato na Linha 7- Rubi após depredação. No terminal de ônibus perto da estação também teve houve depredação.

9h20 – “Pelas nossas contas, estamos conseguindo operar dois terços do sistema. Portanto, um pouco mais de 900 mil pessoas estão sendo atendidas normalmente. Estimamos que 500 mil pessoas foram afetadas diretamente por esta greve”, contou Clodoaldo Pelissioni na entrevista. (leia mais)

9h12 – “Estamos fazendo todo o esforço para que as linhas da CPTM voltem a circular ainda hoje”, disse o o secretário dos Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo Clodoaldo Pelissioni, à Rádio Estadão.

9h02 – Segue a paralisação em parte das Linhas da CPTM:
– Linha 7-Rubi: Opera entre Caieiras e Luz;
– Linha 8-Diamante: Operação normal;
– Linha 9-Esmeralda: Operação normal;
– Linha 10-Turquesa: paralisada;
– Linha 11-Coral: Operação apenas no Expresso leste, entre Luz e Guianazes;
– Linha 12-Safira: Paralisada;

7h40 – Às 14h sindicato ligado aos trabalhadores das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa devem realizar uma assembleia para analisar a paralisação;

7h20 – Operação normal no Metrô, na manhã desta quarta-feira (3);

7h20 – Operação na CPTM:
– Linha 7-Rubi: Opera entre Caieiras e Palmeiras-Barra Funda;
– Linha 8-Diamante: Operação normal;
– Linha 9-Esmeralda: Operação normal;
– Linha 10-Turquesa: paralisada;
– Linha 11-Coral: Operação apenas no Expresso leste, entre Luz e Guianazes;
– Linha 12-Safira: Paralisada;

7h05 – De acordo com reportagem da TV Globo, o intervalo dos trens na Linha 11-Coral no trecho do Expresso Leste é de 10 minutos.

6h59 – Os ônibus do PAESE da SPTrans não foram acionados. A empresa informa que reforçou as linhas que trafegam próximas a ferrovia;

6h56 – Imagem de Edilson Mdf, postada no portal G1 da estação Francisco Morato, fechada desde às 4h30:

cptm1

6h50 – Com o excesso de acesso ao site da CPTM, a página esta com instabilidade, saindo do ar por alguns momentos;

6h46 – A CPTM emitiu uma nota sobre a paralisação:
“A CPTM considera irresponsável a decisão dos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central, que representa os empregados das linhas 11-Coral (Luz-Guaianazes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, representante das linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) de paralisar a prestação dos serviços, a partir da zero hora, desta quarta-feira (3). A decisão vai contra a recomendação da justiça de continuar as negociações sem paralisação dos serviços até o próximo dia 11 de junho, quando haverá nova reunião no TRT – Tribunal Regional do Trabalho. Embora respeite o direito de greve, a CPTM ressalta que a paralisação do sistema prejudicará quase 3 milhões de usuários que utilizam diariamente a rede da CPTM para chegar ao trabalho, a escola, ao médico, a rede hospitalar, entre outros inúmeros compromissos assumidos, confiando sempre no serviço prestado pela Companhia.”

6h45 – Neste momento a operação da CPTM esta sendo da seguinte maneira:
– Linha 7-Rubi: Opera entre Caieiras e Palmeiras-Barra Funda;
– Linha 8-Diamante: Operação normal;
– Linha 9-Esmeralda: Operação normal;
– Linha 10-Turquesa: paralisada;
– Linha 11-Coral: Operação apenas no Expresso leste, entre Luz e Guianazes;
– Linha 12-Safira: Paralisada;

6h40 – Foto: Willian Kury/Rádio Bandeirantes. Movimento na estação Corinthians-Itaquera, por onde passam as linhas 3-Vermelhe e 11-Coral:

cptm

6h29 – Linha 7-Rubi opera entre as estações Caieira e Palmeiras-Barra Funda;

6h26 – O Expresso Leste opera neste momento;

6h23 – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral (Guiananazes-Estudantes) e 12-Safira estão paralisadas;

6h22 – Início da cobertura;

Fonte: Via Trolebus e G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole