EMTU apresenta ônibus que emitem vapor d’água em vez de fumaça

Nesta segunda-feira (15) foram entregues pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) três novos ônibus movidos a células de hidrogênio, junto com uma nova estação de abastecimento.

Segundo o Blog Ponto de Ônibus, os ônibus possuem inovações em relação ao modelo apresentado em 2009 que circulou em testes no Corredor ABD, onde os tanques para a geração de energia e as baterias ocupavam área destinada aos passageiros. Na nova configuração os componentes ficam no teto do veículo.

A grosso modo, os ônibus são movidos a partir de combustível feito de água, onde não há emissão de poluentes na operação e o nível de ruído é considerado baixo. As células de hidrogênio são obtidas através de eletrólise, pelo qual, há a separação do Hidrogênio do Oxigênio da água (H2O). A partir do componente obtido pela processo, é gerada a energia elétrica que traciona o veículo. 

O projeto é fruto de um consórcio internacional com a participação do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal, a Metra que vai operar os veículos no corredor São Mateus – Jabaquara e a extensão Diadema – Brooklin, a Marcopolo, e o Grupo Tutto, que faz a integração dos sistemas de propulsão a célula de combustível.

Atualmente ônibus a hidrogênio operam em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e China.

adamo2

Fonte: Via Trolebus e Blog Ponto de Ônibus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole