Alckmin declara sigilo de 25 anos para documentos de transporte

Segundo reportagem da Folha de São Paulo desta terça, 6, o governo estadual declarou como “ultrassecreto” centenas de documentos ligados ao transporte público do estado de São Paulo como ônibus, trens e metrô. Com este carimbo, informações sobre o real motivo de atrasos em obras do metrô só serão descobertos daqui 25 anos.

O carimbo de ultrassecreto é o grau máximo de sigilo previsto em uma lei de 2012 de acesso à informação. Com esta medida, 157 conjunto de documentos tornaram-se sigilosos. Para se ter uma ideia, o Governo Federal utilize o carimbo de ultrassecreto para informações das Forças Armadas.

A Folha descobriu o sigilo ao querer informações do porque de atrasos nas linhas 15 e 17, ambas monotrilhos.

Em resposta, a gestão Alckmin diz que os documentos do transporte metropolitano foram classificados como sigilosos com a intenção de impedir que fossem acessados por pessoas “mal-intencionadas” ou “inabilitadas”.

De acordo com a secretaria dos transportes metropolitanos, os documentos “contêm informações técnicas que expõem a segurança de sistemas e estratégias operacionais além de informações pessoais de usuários”.

Vimos no Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole