CET torna Viaduto Doutor Plínio de Queiroz exclusivo para ônibus

Viaduto fica sobre a Praça XIV Bis, na Avenida Nove de Julho. Carros terão que pegar rua lateral para passar pelo trecho.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) proibiu, a partir desta terça-feira (3), o acesso de carros ao Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça XIV Bis, no corredor da Avenida Nove de Julho. Só os ônibus e os táxis (com passageiros e apenas fora dos horários de pico) poderão utilizar o complexo viário, na região central de São Paulo.

Com a medida, os demais carros passam a ter de pegar uma via lateral, à direita, onde são obrigados a parar nos semáforos embaixo do viaduto. A mudança agradou quem utiliza o transporte público e deixou descontente parte dos motoristas paulistanos.

"Você tem duas faixas lá, você não tem ônibus e todo o trânsito para cá, onde tem farol, onde para toda a confusão! Será que não tem um projeto, uma coisa pensada pra fazer a coisa funcionar?", criticou o advogado Francisco José Silva.

Já para a ajudante geral Sebastiana de Souza, que utiliza o ônibus no dia a dia, a proibição dos carros no trecho foi uma boa: "Tá bom, mais rápido né, não tem tanto trânsito". O motorista de ônibus Valter Luís Reis concordou com a passageira: "A dificuldade aqui era na mudança de faixa porque eles não davam muita mobilidade pra gente sair. Assim ficou melhor para nós" acrescentou ele.

A dificuldade a que o motorista se referia era o chamado "trânsito em X". Ou seja, ônibus atravessando para um lado e carros para o outro. Na avenida e no túnel que precedem o viaduto, o corredor de ônibus fica à esquerda, já no viaduto, os coletivos pegavam a faixa da direita. Segundo a CET, isto fazia com que os ônibus perdessem 40% da velocidade média. A expectativa, agora, é manter a velocidade em 20 km/h.

Além da mudança no trânsito do viaduto, outros trechos do Avenida Nove de Julho ganharam faixa exclusiva de ônibus. Tudo como parte de mais uma etapa da Operação Dá Licença para o Ônibus. As faixas exclusivas também podem ser utilizados pelos taxistas com passageiros, com exceção do período entre as 6h e as 9h e das 16 às 20h. 

Vimos no G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole