Oito ônibus municipais foram depredados em protesto liderado pelo MPL em São Paulo

Manifestante em ato do MPL depreda ônibus pichado com extintor de incêndio. Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo informou que pelo menos oito ônibus do sistema da Capital Paulista foram depredados no protesto que ocorreu entre a tarde e a noite desta sexta feira dia, 8 de janeiro de 2016, contra o reajuste das tarifas de ônibus, metrô e trens que entrou em vigor neste sábado.

A maioria dos veículos teve vidros quebrados, bancos e portas destruídos e, em um deles, os manifestantes jogaram objetos em chamas para provocar incêndio, mas o fogo não se alastrou.

O protesto foi liderado pelo MPL – Movimento Passe Livre e começou de forma pacífica, mas jovens usando máscaras começaram a provocar a Polícia Militar e a praticar atos de vandalismo.

Houve confronto com os policiais que lançaram bombas de efeito moral. Manifestantes queimaram lixo e atacaram bens públicos e privados.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública, 17 pessoas foram detidas e três policiais militares foram feridos a pedradas.

Além dos oito ônibus, um carro da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, um veículo da SPTrans – São Paulo Transporte e duas viaturas da Polícia Militar foram danificados.

Também foram depredadas três agências bancárias que tiveram os vidros quebrados.

Responsável pelo protesto, o MPL informou que compareceram 30 mil manifestantes. A PM diz que foram 3 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, onde também houve aumento de tarifa de ônibus, manifestantes realizaram protestos que também terminaram em violência e confronto com a Polícia Militar.

Os custos de depredações, riscos de operação e avarias também compõem as tarifas.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole