CPTM demole antiga estação Vila Matilde

 

Quem passa pelo Viaduto Dona Matilde, na Zona Leste de São Paulo, percebe uma estrutura de uma estação, inclusive com os bloqueios de saída, do modelo antigo usado pela Companhia. O local abrigava a antiga parada de mesmo nome do bairro, que foi inaugurada em 1921 ainda com plataformas de madeira.

Vista do viaduto | Foto: @UsuariosMetroSP

Era de responsabilidade da Estrada de Ferro Central do Brasil até 1975, quando foi transferida para Rede Ferroviária Federal – RFFSA, passando para a CPTM em 1994.

Até 2000, era utilizada pela antiga linha paradora que corria ao lado da Linha 3-Vermelha do Metrô, com denominação de Linha E [Roosevelt x Estudantes, trens saíam de São Paulo com destinos alternados entre Mogi e Estudantes].

Após este período, todas as estações entre Tatuapé e Itaquera foram desativadas, e o antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianases foi suprimido para dar lugar a um novo traçado e em túneis, sendo construídas as estações Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases (nova).

Foto: @UsuariosMetroSP

A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianases passou a ser denominado “Expresso Leste”. Em 2007, sua bilheteria funcionava como sala de exposições e galeria, desativada tempos depois.

Via interditada para obras | Foto: @UsuariosMetroSP

Estação anexa ao Viaduto Dona Matilde | Foto: @UsuariosMetroSP

Vimos no Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole