Editais para concessões de 3 linhas do Metrô saem este semestre

O Governo de São Paulo deve lançar em março o edital de concessão conjunta das linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro, do Metrô. Ainda no primeiro semestre também deve ser lançado o edital para a linha 15 – Prata. O modelo prevê pagamento de outorga pelas linhas, isto é, quem pagar mais pelas linhas arremata.

O governo prevê receber até R$ 313 milhões pela linha 15. O vencedor terá de se responsabilizar pela operação das estações e pela manutenção dos trens do monotrilho, fabricados pela canadense Bombardier. A ideia é que a concessionária receba R$ 1,50 por cada pasageiro transportado mas o martelo será batido em abril em audiência pública.

No estudo técnico que dá base a proposta da linha 15, a proposta de concessão é justificada como um mecanismo “para o enfrentamento do cenário de operação deficitária da malha metroferroviária do Estado, de forma que a delegação da operação e da manutenção da Linha 15 contribuirá não só para a redução desse déficit, mas também para a geração de receitas para o Estado”.

O secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, comenta sobre o valor pago a passageiro transportado: “O passageiro que entrar na Linha 15 circulará por toda a rede. Com esse valor, o parceiro recebe apenas por seu trecho.”

Vimos no Via Trolebus

Comentários
0 Comentários

0 comentários: